História

O Projeto Âncora - associação civil de assistência social, beneficente, filantrópica e cultural, de fins não econômicos e não lucrativos - foi fundado em setembro de 1995 pelo empresário Walter Steurer, a partir da ideia de construir uma minicidade capaz de ser automaticamente educadora, na qual crianças e adolescentes pudessem aprender o que é cidadania por meio de experiências vividas no espaço.

Instalado em um terreno de 11 mil m2 na cidade de Cotia, o Âncora dispõe de uma infraestrutura com quadra de esportes, circo, creche, salas de aula e uma biblioteca com mais de 10 mil livros.

O Projeto Âncora atende diariamente centenas de crianças e adolescentes em situação de risco social, além de jovens, adultos e idosos, todos moradores da comunidade. Oferece atividades na área da educação, cultura, esporte, arte e lazer, capazes de estimular o desenvolvimento, divertir e proporcionar a vivência de valores como cidadania, respeito e solidariedade. Para a direção do Projeto, a partir desses valores, é possível formar cidadãos e construir uma sociedade consciente, com oportunidade para todos.

- Walter Steurer 

Nascido em Caçador (SC), Walter Steurer é filho de pais austríacos que vieram para o Brasil em busca de refúgio depois da 1ª Guerra Mundial. A família mudou para São Paulo, onde fundou a operadora de turismo Transatlântica, na qual Steurer trabalhou até aposentar-se, em 1995.

Neste mesmo ano, Steurer vendeu a empresa e decidiu dedicar-se a um projeto capaz de diminuir as desigualdades sociais, pois considerava isso seu dever como cidadão.

Fundou o Projeto Âncora com o desafio de transformar a realidade de crianças e adolescentes, tirando-os das ruas para proporcionar-lhes experiências educacionais, culturais, artísticas e esportivas que complementassem o ensino da escola.

Por 15 anos, ele ficou à frente do Âncora e não economizou energia para oferecer às crianças e adolescentes da comunidade qualidade de vida, deixando um exemplo a ser seguido, principalmente, pelo empresariado brasileiro.