terça-feira, 27 de março de 2012

Respeitável público: hoje é Dia do Circo!


No Brasil, é comemorado, no dia 27 de março, o Dia do Circo e do Artista Circense. Quem já esteve no Projeto Âncora sabe que a primeira coisa que se vê, ao entrar, é um lindo picadeiro de circo, coberto com lona colorida.

Desde a idealização da entidade, o circo já fazia parte dos planos dos fundadores, que construíram bem no coração do Projeto este espaço lúdico para que crianças e jovens da região tenham a oportunidade de entrar em contato com a magia da arte circense, resgatando as Artes Populares e vivenciando os próprios valores do Projeto Âncora: respeito, afetividade, honestidade, solidariedade e responsabilidade.

Há mais de 15 anos no comando dos treinos do circo, a arte educadora Maria da Penha Cerícola Vaz, vinda de uma tradicional família de artistas circenses, ensina as crianças atrações como saltos, malabares, trapézio, monociclo, contorção, equilibrismo, entre outros. As crianças se envolvem em todo processo, desde a apresentação do espetáculo, show de palhaço até as exibições que exigem coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. É o caso de Giulia Jacobetti, de 12 anos de idade, que participa das atividades do circo há seis anos. Seu treino preferido é o contorcionismo, motivo pelo qual não tem dúvidas em afirmar que seu sonho é ser contorcionista do Cirque du Soleil. 

Dentre tantos benefícios que a prática de circo pode proporcionar, destacamos a melhora no desempenho escolar, trabalhar a desenvoltura e despertar nos jovens a importância de trabalho em equipe, disciplina e cooperação. Segundo Penha “o circo é uma ferramenta muito importante, pois ajuda a criança a ter a mente sã e o corpo são”. 

Um alegre e divertido Dia do Circo para todos! 





 



Um comentário:

  1. Todos são fabulosos... Já vi e revi o espetáculo várias vezes e sempre me emociono, como se fosse a primeira vez. Acompanhei de perto o progresso de muitos dos nossos Artistas Circenses, mas um em especial é meu xodó... Estou falando do Palhaço Vagalume (meu filhote Lohan) que além de levar alegria, risos e palhaçada ao público, há 09 anos dá sentido à minha vida, é a razão que eu tenho pra viver, lutar, vencer, existir.
    Filho Te amo, hoje e sempre. Somos mãe e filho, somos amigos, parceiros, cumplices, adversários (somente nos games) e muito mais. Você é o melhor presente que Deus me deu. Bjs, Parabéns e que você progrida cada vez mais, sabendo quem tem em mim, um apoio eterno. Sempre estarei ao seu lado, lutando, perdendo, aprendendo e ganhando.... Juntos.

    ResponderExcluir