sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Carta Mensal - Agosto/2012


Cotia, 1 de agosto de 2012.
"O mundo é uma escola, a vida é o circo"
Marisa Monte , na música "Gentileza"

 Caros amigos, 

Três meses depois do ano letivo ter iniciado, não havia mais do que alguns toquinhos de lápis para o trabalho da escola, deixando claro que as crianças não tinham tido cuidado. Era a primeira vez que elas, agora matriculadas na recém criada escola do Projeto Âncora, tinham material coletivo. Fora o único caderno, tudo o mais nessa escola é coletivo. Tudo!

Como a solução dos problemas também é do âmbito do coletivo, o fim do lápis tornou-se tema de assembleia geral com as crianças, denominada: “Acabou o lápis! E agora?”. A discussão foi riquíssima e chegou ao cerne da questão: por que temos tanta dificuldade em entender que o coletivo é algo que é de todos? Esse problema, aparentemente pequeno, traduz o que fazemos na sociedade brasileira com tudo aquilo que é de todos, seja no cuidado com a rua ou com a política.

Mais uns dias decorreram e nos defrontamos com outro problema: depois de 16 anos de uso, a lona do circo rasgou e não tem mais conserto. Qual a solução? Comprar outra lona? Fazer uma campanha para levantar fundos para comprar a lona nova? Ou fazer tudo isso, mas, antes, envolver as crianças, os educadores, os pais e a comunidade atendida? 

Estamos na adolescência do Projeto Âncora que, neste ano, comemora 17 anos e ruma à autonomia, à responsabilidade e ao seu autossustento, como qualquer adolescente. 

A comunidade Âncora precisa caminhar pelas próprias pernas, resolver seus problemas, e para isso levantou âncora e está iniciando uma viagem em que o circo e o lápis são os navios que nos levarão onde queremos chegar. Primeiro o lápis, ferramenta fundamental pra se construir conhecimento. Agora, o circo - a primeira obra a ser feita no Projeto, a porta de entrada, o centro, a praça, ágora, lugar de festas e reuniões. Um lugar lúdico, democrático, que acolhe e provoca a participação.

Na Escola Projeto Âncora se busca educar crianças para serem mais sábias e felizes. O lápis e o circo são caminhos para atingir sabedoria e felicidade. Lápis e circo conquistados, e não dados. Fazer “com” e não “para” - esse é o grande diferencial desse projeto, não só de escola, mas de sociedade e humanidade. 

Você, que faz parte da comunidade Âncora, é convidado a continuar fazendo “com” e também a ver de perto o que essas crianças, que, aqui, são o foco de todo o trabalho, são capazes de fazer. 

Abraço sempre fraterno e grato, 

Regina Machado Steurer 
Conselheira Projeto Âncora

Nenhum comentário:

Postar um comentário