quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

EDUCAÇÃO - SALMAN KHAN PROPÕE CONCEITO DE “SALA DE AULA INVERTIDA” SEM AULAS EXPOSITIVAS E SÉRIES



Em sua primeira visita ao Brasil, Salman Khan , fundador da Khan Academy, apresentou sua proposta de tecnologia aplicada na educação em palestra transmitida via hangout para internautas. A Khan Academy produz e disponibiliza videoaulas gratuitas na internet com o objetivo de melhorar a educação através do acesso às aulas por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. São mais de 3800 vídeos no Youtube que, no total, já ultrapassaram a marca de 220 milhões de visualizações, sendo que o canal com as traduções em português é o segundo mais visto. 

As videoaulas permitem viabilizar o modelo que Khan define como “sala de aula invertida”, ou seja, sem professores utilizando aulas expositivas para ensinar um grupo de alunos da mesma idade. A proposta é de que o estudante utilize os vídeos para aprender no seu próprio ritmo e o professor acompanhe seus estudos, fazendo intervenções quando necessário. Para Khan, é uma questão de mudar a estrutura e o tempo da sala de aula, “as classes devem deixar de se basear nas aulas expositivas, já que agora elas estão disponíveis na internet. Na escola, o tempo deve ser gasto com seres humanos se reunindo e se ajudando”. 

A proposta é similar a do Projeto Âncora que, em 2012, implantou a Escola Projeto Âncora com filosofia educacional inspirada na Escola da Ponte. Trata-se de um projeto educativo inovador, caracterizado por mudanças na forma convencional de organização da escola, pois não conta com alunos separados por séries e nem com professores dando aulas. O aprendizado é focado na autonomia do estudante que, com a orientação de um tutor, elabora seu plano de estudos, realiza projetos de pesquisa e compartilha seu conhecimento com colegas, ensinando-os. 

Para acessar os vídeos no canal do Youtube em português, clique aqui 

2 comentários:

  1. É tempo da Educação ter outro enfoque, uma visão nova q parta da criança real e não imponha valores de cima pra baixo.Parabéns!!! Glória Barroso

    ResponderExcluir
  2. É tempo da Educação ter outro enfoque, uma visão nova q parta da criança real e não imponha valores de cima pra baixo.Parabéns!!! Glória Barroso

    ResponderExcluir