quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SEMANA DE PREPARAÇÃO DAS ATIVIDADES DE 2013 CONTA COM OFICINA DE JOGOS


Na semana que antecede a volta às aulas, a equipe do Projeto Âncora está engajada avaliando o que foi feito em 2012 e planejando o ano letivo de 2013.

Dentre a programação, os educadores participaram de uma oficina de formação sobre matemática lúdica, com diversos jogos de tabuleiro e cartas, com o objetivo de possibilitar à criança uma forma divertida de aprender. Além de estimular o raciocínio, os educandos aprendem a criar e respeitar as regras do jogo, vencer desafios, avaliar seu próprio desempenho e conviver socialmente.

Piaget define o jogo como "uma forma de atividade particularmente poderosa para estimular a vida social e a atividade construtiva da criança. E os jogos de regras são atividades lúdicas do ser socializado, pois as regras supõe relações sociais entre, pelo menos, dois indivíduos. Para serem eficientes, as regras do jogo devem especificar os objetivos deste e o papel que cada indivíduo deve desempenhar no decorrer da atividade, estes papéis podem ser interdependentes, opostos ou cooperativos, dependendo do jogo".

Para o Projeto Âncora é importante que todas as atividades propostas contextualizem a criança na vivência social de valores como respeito, responsabilidade, solidariedade, honestidade e afetividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário