segunda-feira, 8 de abril de 2013

JOSÉ PACHECO FALA SOBRE AUTONOMIA ADMINISTRATIVA NAS ESCOLAS


Quando se fala em inovação na educação, é comum pensar numa mudança associada à pedagogia ou à tecnologia. Porém, as formas de gestão escolar também podem , e devem, ser reformuladas. o educador português José Pacheco trouxe este tema para a reflexão em matéria do Estado de São Paulo: a autonomia administrativa das escolas.

Pacheco é idealizador da Escola da Ponte, de Portugal, a primeira escola autônoma do mundo. Lá, a autonomia se dá tanto na aprendizagem para as crianças e educadores, como na administração. Nesse modelo, a responsabilidade pela gestão das verbas de merendas, transporte escolar e contratação de professores fica a cargo das escolas e das comunidades. Para o educador esta medida significa “tornar a educação mais barata, eficaz e colocar a pedagogia acima da burocracia”.

A Escola Projeto Âncora, inspirada na Escola da Ponte e com a supervisão direta de Pacheco, também quer inovar na sua administração e, por isso, já solicitou às secretarias de educação o pedido para se tornar uma instituição pública, porém autônoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário