terça-feira, 2 de julho de 2013

CARTA MENSAL - JULHO 2013




Cotia, 1 de julho de 2013.


“Desculpe o transtorno, estamos mudando o Brasil”. 
Frase das manifestações brasileiras (junho, 2013)


Prezados amigos,

Como não buscar nas manifestações dos últimos dias uma frase para encabeçar a carta do mês? São tantas, e tantas tão boas, que a escolha é difícil. Optamos pela “Desculpe o transtorno, estamos mudando o Brasil”.

A escolha se dá por alguns motivos. Primeiro porque o pedido de desculpas mostra gentileza e cordialidade, que ocultamente pode significar ÉTICA. Um movimento que reivindica ética para o país, precisa começar por si.

O outro motivo mostra que mudanças geram transtornos, mas não mudar pode significar estagnação e morte. Movimento é sair da rotina, do lugar comum, impõe desafios e novos projetos. Vida é movimento!

A frase ainda indica que não ESTÃO mudando o Brasil, ESTAMOS mudando o Brasil. Não é um líder ou um partido que propõe a mudança, mas o conjunto da sociedade. E a mudança não é para uma parte, mas do todo, com o todo e para o todo. Uma mudança que interessa a cada brasileiro.

Não importa se por trás dessa movimentação existem interesses escusos ou que alguns queiram tirar partido e obter ganhos pessoais ou para alguns grupos. Há um caráter, uma força geradora, uma essência comum que grita por outro Brasil, outro mundo, outra forma de fazer política e de organizar a vida. É essa pulsão, a fonte original que importa e que não pode ser perdida.

A pergunta que devemos nos fazer no momento de uma mudança como essa é: o que essa mudança quer e deve preservar? Quais as conquistas dos últimos anos, quais os valores da nossa cultura e do nosso povo que não podem ser perdidos?

Quando o Projeto Âncora resolveu fazer uma escola completamente diferente da praticada há séculos, nos apoiamos em 3 pilares que nos dão a segurança necessária para a ousadia. O primeiro deles é o fundamento teórico. O segundo é o da legalidade. E o terceiro pilar é o dos valores do Projeto Âncora: afetividade, respeito, solidariedade, honestidade, responsabilidade. Nossa escola já é uma manifestação de mudança. Somos uma parte desta transformação e optamos por fazê-la baseada em valores coletivos.

Muitos, como nós, já estão no caminho da mudança para um país melhor, um mundo melhor.

Abraço grande e fraterno,

Regina Machado Steurer
Conselheira Projeto Âncora


Um comentário: