sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Carta Mensal - Novembro 2013


Cotia, 1 novembro de 2013 

  
 “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar
 no País a máquina que prepara as democracias.
Essa máquina é a escola pública.”
Anísio Teixeira

 Caros amigos, 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9394/96) diz que a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Mesmo 17 anos depois desta legislação, temos 30 milhões de brasileiros analfabetos, a evasão escolar já ultrapassa os três milhões de jovens por ano e 47% de nossos universitários abandonam os bancos escolares. O desperdício de recursos atesta a ineficácia do sistema e perpetua a desigualdade e a exclusão.

Interpelamos o poder público, as universidades, as escolas, professores, estudantes, pais e a sociedade porque urge romper definitivamente com o fatalismo da reprodução do insucesso e realizar transformações fundamentadas e responsáveis em todo o sistema educacional.

Cremos que as comunidades escolares podem se transformar em espaços de humanização.  O Brasil dispõe de produção científica, de educadores e de práticas que provam a possibilidade de uma escola que acolha a todos e dê, a cada um, condições de realização pessoal e social.

Disponibilizamo-nos para contribuir com a construção de um sistema educacional que, efetivamente, cumpra a LDBEN e apresentamos o documento “Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País”, por considerarmos que poderá constituir-se num instrumento de debate e em efetiva mudança. Esta é a introdução do Manifesto Pela Educação que pode ser lido na íntegra no link: 

No Brasil, já existiram dois Manifestos da Educação: um, de 1932, sufocado pela ditadura Vargas. Outro, de 1959, que esteve na origem das Escolas Experimentais e dos Ginásios Vocacionais, sufocado pela ditadura militar. Este terceiro Manifesto quer servir como instrumento para iniciar um intenso debate nacional e a efetiva mudança na Educação.

O documento denuncia e anuncia. Denuncia, lembrando algumas estatísticas e realidades de nosso atual sistema educacional. Anuncia, oferecendo possibilidades de mudança fundamentada, responsável e já praticada, há anos, com eficientes e comprovados resultados, em mais de 100 espaços educacionais brasileiros.

O Projeto Âncora se orgulha de ser signatário do Manifesto e participará de seu lançamento entre os dias 19 e 21 de novembro em Brasília, durante o CONANE - Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação.

Abraço sempre grato e fraterno.

Regina Machado Steurer


Nenhum comentário:

Postar um comentário