terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Carta Mensal - Dezembro


Cotia, 1º de dezembro de 2013
Caros amigos,


Outro país, mais justo e fraterno, com pessoas mais sábias e felizes está sendo construído também aqui no Projeto Âncora.









Nesta carta, já com cara de fim de ano, partilhamos com você, quase como um relatório, coisas muito importantes que foram realizadas no Projeto Âncora neste ano e, das quais, você é tão responsável quanto cada um de nós que estamos no dia a dia da entidade.
Aqui, as crianças trabalham por projetos escolhidos de acordo com seu interesse, seu sonho. Pode ser a construção de uma bicicleta ou acabar com o lixo em sua comunidade. A partir daí, os educadores orientam as crianças para o planejamento, execução dos projetos e para que o currículo básico obrigatório e o currículo subjetivo de cada criança sejam contemplados. 

Testemunhamos ao longo do ano que a aprendizagem só ocorre quando há interesse pelo que se quer aprender. E aprender é muito mais que decorar. Aqui as crianças aprendem de verdade quando adquirem o hábito da pesquisa e do compartilhamento do que já aprendeu.





O aprendizado se dá com o educador, com outras crianças, com os livros, com a Internet, com o meio ambiente, com a comunidade e com o mundo. Aprende-se em salas, nos jardins, na escola, na comunidade, nas viagens e nos passeios.










O Projeto Âncora tem sido visitado por muitas pessoas e entidades do Brasil e do exterior. São estudantes universitários, educadores de instituições públicas e privadas. Estão todos preocupados com a situação da educação e buscam alternativas. Os governos estão de olho naqueles que estão sendo pioneiros e que estão tendo mais resultados. Neste ano, mantivemos contatos com o SESI, SENAC, UNIBAN, Pan Americana de Artes, em São José dos Campos (SP), Juiz de Fora (MG), Crato (CE). E, em Brasília, com a CONANE (Conferência Nacional de Alternativas na Educação). Recebemos na entidade mais de 600 visitas neste ano.

Enquanto o Projeto Âncora não tem o Ensino Médio, foi feita parceria com a escola particular Colégio Waldorf Micael para atender os jovens que irão para o Colegial. Os três interessados fizeram prova, passaram e ganharam bolsa. Este ano, o Colégio Micael também participou do Âncora, oferecendo oficinas de italiano e alemão, música e produção musical. 
Além de escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, o Âncora é também uma entidade de Assistência Social com atendimento no contra turno escolar com oficinas de música, teatro, artes, circo, esportes de quadra, skate, kart, mosaico, bioconstrução, filosofia, comunicação, tricô, yoga, ginástica para adultos e natação. Além de manter atendimento psicológico e social.

O Instituto Natura e a Petrobrás são empresas parcerias que nos apoiam na criação de Pontes Digitais e de Comunidades de Aprendizagem para a criação de espaços de aprendizagem fora da escola, possibilitando que mais crianças, jovens e adultos possam ser atendidos também em suas comunidades. 
O Ministro da Educação recebeu o Professor José Pacheco porque sabe que o Projeto Âncora está construindo uma forma de educar para um mundo cada vez mais dinâmico e cada vez mais necessitado de justiça, paz e cooperação. E convidou-o para formar uma equipe de trabalho para pensar a educação pública.

O Projeto Âncora tem muito orgulho por ter ficado em 2013 entre os semifinalistas no Prêmio Itaú-Unicef.

Neste ano, a entidade foi alvo de uma série de programas de TV, matérias de jornais, revistas e um filme. No link abaixo, é possível acessar alguns vídeos e notícias deste ano:





Para darmos continuidade a tudo isto e muito mais, no próximo ano, precisamos de muita ajuda financeira. Temos fechado as contas no limite e não podemos relaxar. Sua participação é muito importante. Até o dia 30 de dezembro de 2013  você e sua empresa podem destinar parte do seu Imposto de Renda devido para o Projeto Âncora. É muito fácil, não custa nada e o investimento vai direto para o atendimento de mais de 200 crianças e outras centenas de jovens e adultos em suas comunidades.

Saiba como fazer no link: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário