sábado, 1 de março de 2014

Carta Mensal - Março










Cotia, 1º de março de 2014


"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir."
Jean Piaget
 Caro amigo,

Em janeiro, recebemos no Projeto Âncora um grupo de jovens que veio fazer um documentário sobre novas alternativas em educação. Ao voltar ao Rio de Janeiro, um deles, o Rafael, economista, nos enviou um longo e apaixonado texto sobre sua visita. Gostaria de partilhar com você alguns trechos que mostram a visão de alguém de fora e que, pela primeira, nos encontra.

"... Tivemos a oportunidade de conhecer os espaços abertos de aprendizagem do Âncora, visualizando como a criançada pode transitar pra cá e pra lá com liberdade. É uma escola realmente diferente... O intuito foi construir um espaço que fosse como uma cidade, um microcosmo onde vivem as crianças, para que floresça a cidadania e o sentimento de comunidade.

...no Âncora, as conversas são olhos nos olhos. As pessoas têm tempo pra você, fazem questão que você se sinta parte do lugar e delas mesmas... 
... o Âncora é um organismo vivo, premeditadamente imprevisível. Eu, que trabalho com o pensamento sistêmico, trazendo essa consciência para organizações, vi que tenho muito a aprender sobre a vida de um organismo social em uma escola.

...Eis que surgiu uma mãe enquanto nos preparávamos para filmar... Papo vai, papo vem, acabou que gravamos também uma entrevista com ela, uma sábia mulher chamada Ana Paula. Ela nos deu a visão fascinante da mãe que testemunha a transformação de suas filhas. O poder maravilhoso da autonomia. Segundo ela, depois de começar a estudar no Âncora, suas filhas passaram a ter iniciativa, vontade de participar em casa e na escola, gana de aprender e realizar seus próprios sonhos. A tal metodologia por projetos mostrou sua força de forma real e contundente. As crianças criam, nasceram para isso. E assim aprendi que o Âncora está ali para não atrapalhar. A escola do futuro estimula a criatividade das crianças, ajuda que elas concebam e realizem seus projetos de forma harmônica, colaborativa, planejada, ética e objetiva.

...Fomos convidados para a reunião de toda a equipe do Âncora para o planejamento de 2014... Senti que o espaço é aberto para que cada um coloque sua opinião, do faxineiro ao coordenador. As empresas precisam aprender a se movimentar dessa forma urgentemente. É lindo, mas é complexo... Isso se chama cocriação."

Fraterno abraço e o convite para você também vir nos visitar.

Regina Machado Steurer





Nenhum comentário:

Postar um comentário