sexta-feira, 26 de setembro de 2014

19 anos, lona e transformação


Nosso aniversário é coroado pela Primavera, que também quer dizer primeira verdade. Estação festejada por suas cores que rompem o in-verno (verdade interior) e se abrem rumo ao novo. Primavera da renovação.

Apresentações de dança


No dia 21/09 promovemos a exibição do filme “Quando Sinto Que já Sei” no Centro Cultural Wurth. Cerca de 40 pessoas participaram do evento e assistiram ao documentário que aponta iniciativas corajosas de uma educação alinhada com o desenvolvimento social e a cidadania ativa.



No dia 23 completamos 19 primaveras num dia ensolarado, histórico e emblemático. Após dois anos de captação de recursos, conseguimos a verba necessária para trocar a lona do nosso circo. Ele que nos cobriu por todo este tempo, que foi testemunha da transformação de crianças em homens e mulheres, que foi porto para espetáculos inesquecíveis, que foi pano de fundo na construção de uma nova realidade local e que, como o ciclo de vida-morte-vida, se despediu de sua antiga forma para dar lugar a uma nova cobertura disposta a acolher outras milhares de histórias que virão, repletas de emoção, inovação, educação e oportunidades.

Performances circenses



As festividades se iniciaram com um almoço especial escolhido, democraticamente, através de uma pesquisa feita por e para as próprias crianças. Após a refeição, pequenas apresentações circenses preparadas também por elas.  O mestre de cerimônias foi o ex-aluno Mosquito, que hoje é um arte educador mundo afora que desempenha e multiplica seus talentos desenvolvidos e aprimorados dentro do Projeto Âncora.

Penha com o ex aluno e arte educador Mosquito


Após as apresentações cantamos um sonoro parabéns com um espetaculoso bolo mousse de chocolate de 10 kilos, feito pelo pai Marcos de Souza.
O cerimonia de baixada da lona teve a participação de educandos, educadores e parceiros do passado e do presente. Com um grande abraço coletivo, fizemos uma ciranda ao redor do circo entoando o “Cirâncora”. A lona foi perdendo a sua forma, as crianças foram indo embora enquanto o pôr do sol se despedia, repleto de gratidão pelos 19 anos que o circo iluminou a trajetória de cerca de 6.000 crianças que já passaram pela ONG Projeto Âncora.

Ciranda ao redor do circo na cerimônia de baixada da lona

A lona velha se tornará suporte para obras de arte, cobertura de tanques de areia, banners e outras invencionices que a nova lona será testemunha, já no 
próximo verão.
Foto realizada via drone por Rodrigo Barbosa

http://www.youtube.com/watch?v=mUj6tXBF3Jk&feature=youtu.be

Vídeo feito, integralmente por IPhone e realizado por Andrè Alckmin, um dos diretores da ONG projeto Âncora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário