quinta-feira, 14 de maio de 2015

Um dois e já... Iniciada a semana Mundial do Brincar

O Projeto Âncora adere a Semana Mundial do Brincar com uma semana de antecedência em evento só para adultos.



No dia 16 de maio, das 9h às 11h da manhã, educadores, pais e comunidade em geral estão amplamente convidados para vir brincar no Projeto Âncora e dar início a Semana Mundial do Brincar, que ocorre nos quatro cantos do Planeta de 24 a 31 de maio.

A iniciativa da Semana do Brincar partiu da Aliança pela Infância em 1997, na Inglaterra. Em 2001, chegou ao Brasil e, no decorrer dos anos, Instituições, Escolas, Prefeituras começaram a aderir.

Ilustração Jean Louiss


Por que Brincar? Somos adultos cheios de tarefas, metas e compromissos. Que bobagem é esta?

Permita-se. Brincar não é perder tempo e sim ganhá-lo. O foco é se divertir com leveza e re-lembrar sobre a necessidade de preservação e respeito do tempo dos humanos brincarem.  Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos, entre outras coisas e passam menos tempo ao lado deles. O entretenimento eletrônico também é legítimo, mas não pode ser o único.

Brincar por Cândido Portinari

 Brincar é essencial para a formação do ser humano. Na atividade lúdica, a criança descobre o corpo, aprende a socializar, resolve problemas, imagina e recria. Brincar é a magnífica linguagem da infância onde é possível interpretar as coisas do mundo. Depois que viramos adultos, endurecemos e mergulhamos numa amnésia de seriedades, onde o espaço da brincadeira fica restrito e cheio de amarras envergonhadas.

Brincadeiras na idade média por Bruegel


Por tudo isso, a Semana Mundial do Brincar visa promover e valorizar este ato de modo comunitário, onde a convivência seja motivada pela alegria do encontro, pelo riso, pela sensação, já que o tempo é tão efêmero! Brincar é memorar com doçura.

 Não paramos de brincar porque envelhecemos, 
envelhecemos porque paramos de brincar.” 
(Nana, 103 anos)  



Por aqui um video: video Brincar


Serviço:)
Início da Semana do Brincar só para adultos 
Dia: 16/05/2015 das 9h às 11hs
Onde: Projeto Âncora. Estrada Municipal Walter Steurer, 1239 / Cotia-SP
Trazer um lanche para compartilhar


Nenhum comentário:

Postar um comentário