quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Projeto Âncora e parceiros promovem cursos de educação transformadora


A Escola Projeto Âncora, referência mundial em inovação em educação, desde 2013 promove multiplicação de conhecimento por meio de cursos on-line, vivências, palestras e imersões que possibilitam aos participantes mergulharem por caminhos pouco percorridos na construção de novas maneiras de aprendizagem e de entendimento do universo escolar.
O descontentamento com a educação tradicional é assunto mundial. A Finlândia já tirou aulas e provas do currículo das escolas, iniciativas que rompem velhos paradigmas surgem nos quatro cantos do planeta. 

Mas como fazer esta transição? 

Como inovar de maneira que atenda toda a comunidade escolar?

Estas perguntas e muitas outras podem ser responsdidas pela equipe do Projeto Âncora e parceiros em três iniciativas que começam agora em março:

Para se inscrever clique aqui http://www.aquifolium.com.br/educacional/pontenobrasil/

"Fazer a Ponte no Brasil”
Ao unir as experiências transformadoras do Professor, consultor e palestrante José Pacheco, com os educadores da Escola Projeto Âncora e a coordenação digital e comprometida do professor Wilson Azevedo da Aquifolium o “Fazer a Ponte no Brasil” já formou mais de 1.300 pessoas nos últimos três anos consecutivos. Motivados pela Escola da Ponte em Portugal, fundada pelo professor José Pacheco e que se tornou mais conhecida a partir do livro de Rubem Alves ("A Escola Com que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir"), muitos educadores têm procurado inovar em suas escolas, buscando aplicar no Brasil algumas das ideias e práticas ali adotadas.

O curso FAZER A PONTE NO BRASIL, em sua quarta edição, oferece a oportunidade de conhecer melhor a experiência a partir da Escola Projeto Âncora, também inspirada na Escola da Ponte, também co-fundada pelo professor José Pacheco, traduzindo para realidade brasileira a escola dos sonhos de Rubens Alves.

O curso é inteiramente on-line e sem horas marcadas, promovendo intensa interação e contribuindo para formação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa. Os participantes terão seus endereços eletrônicos colocados em um sistema de conferência eletrônica via e-mail com interface web, onde haverá trocas diárias com os coordenadores do curso e educadores envolvidos.
O curso tem 30 horas-aula de carga horária e 15 dias úteis de duração. Recomendamos que o aluno separe um horário diário para dedicar-se à leitura dos textos e das mensagens distribuídas pelo sistema de conferência eletrônica.
De 13 a 31 de março: Descontos para os primeiros inscritos


Acesse o link: Fazer a Ponte no Brasil


Autonomia na construção da prática educativa

Autonomia vem do grego e significa autogoverno, governar-se a si próprio. Nessa direção, uma escola autônoma é aquela que governa a si própria. No âmbito da educação, o debate moderno em torno do tema remonta ao processo dialógico de ensinar que preconiza a capacidade do educando de buscar resposta às suas próprias perguntas, exercitando, portanto, sua formação autônoma.

O projeto Âncora e o Instituto Singularidades oferecem, em uma parceria inédita, no primeiro semestre de 2017, o curso de extensão “Autonomia na Construção da Prática Educativa”. Nessa parceria, o Projeto Âncora, que é um espaço de aprendizagem, prática e de multiplicação da cidadania no âmbito da Educação Básica e o Instituto Singularidades, que tem como valor a  ressignifição  do papel essencial do professor e da educação na sociedade, se unem para discutir o papel da autonomia na educação.

Os educadores têm, na atualidade, a importante missão de formar alunos autônomos, com capacidade de usar seu senso crítico para contribuir de modo positivo e construtivo para a sociedade em que vivem. Mas para promover essa educação autônoma é preciso que o professor também pleiteie e desenvolva sua autonomia em sala de aula. Nesse sentido, o objetivo deste curso é desencadear a transformação pessoal do educador na busca de autonomia na prática pedagógica, visando a reconfiguração de suas práticas educativas.

Quando? 

Domingos: (Singularidades) Início: 19/03, 02 e 23/04 e 21/05, das 9h às 16h.
Segundas: (Âncora) Início: 20/03, 03 e 24/04 e 22/05, das 7h20 às 16h20.




 Vivência Transformadora I:
Ao acreditar que a aprendizagem vivencial é uma maneira assertiva, profunda e duradoura de adquirir conhecimento, a Escola Projeto Âncora lançou em 2014 os programas de Transformação Vivencial.
Durante cinco dias, os participantes “moram” na hospedaria do Projeto Âncora, que comporta até 6 pessoas. Se o grupo for maior, ainda há possibilidade de se hospedarem em casas dos membros e famílias do Projeto, caracterizando as “Comunidades de Aprendizagem” que a Ong/escola desenvolve.
Os participantes fazem a imersão nas atividades cotidianas do Projeto Âncora, desde as 7h20 até o final do dia. Acompanham a dinâmica dos trabalhos da escola, através de uma programação que garante uma rica vivência junto aos educandos e educadores. Faz parte da vivência reuniões com os educadores para reflexões, trocas, esclarecimento de dúvidas, entre outras necessidades do participante.
O investimento é de R$2500,00 (dois mil e quinhentos reais) por pessoa. Incluso está, além do atendimento e vivência, hospedagem no Âncora, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.
Além de estar entre os 178 projetos eleitos pelo MEC como exemplos de inovação e criatividade, a ONG/Escola Projeto Âncora foi propulsora de vários projetos selecionados por esta iniciativa e que fizeram a imersão de Transformação Vivencial, como o Colégio Santos Dumont no Rio de Janeiro, Escola Nossa senhora do Carmo em Pernambuco, Escola Municipal Luiz Barbosa em Atibaia(SP), Escola Municipal Luiz Barbosa no Ceará, Escola Municipal João Pio em Tiradentes, entre outras.
Quanto mais multiplicadores de novas práticas pedagógicas, maiores são as chances de inovação em políticas na construção de escolas públicas autônomas e na formação de cidadãos mais felizes, sábios e participativos. Para maiores informações enviar e mail para: csmalidu@gmail.com

Informações para imprensa
Ana Alcantara

11 99913 87 20 / 11 4612 99 66

Nenhum comentário:

Postar um comentário