Cotia, junho de 2017
Caros amigos,
Já não conseguimos mais contar em
uma mão o número dissertações de mestrado que tem o Projeto Âncora como pano de
fundo.
A mais recente foi escrita por
Davi Sampaio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia,
Programa de pós-graduação em políticas públicas, estratégias e desenvolvimento.
O que tem encantado tantos jovens
pesquisadores de tantas e diversas áreas como psicologia, arquitetura,
pedagogia, economia?
Talvez o frescor e a atualidade
da maneira como tratamos a aprendizagem e a gestão democrática da entidade.
A dissertação do Davi tem o
título: Uma escola na economia do conhecimento e aprendizado: análise do
Projeto Âncora sob a perspectiva de mudança de paradigma tecnoeconômico.
Davi conclui, após 160 páginas que:
"Esta dissertação
corrobora os estudos aqui apresentados sobre as dinâmicas existentes em
organizações intensivas em conhecimento no que diz respeito à pertinência
da redução das hierarquias e o estabelecimento de autonomia dos membros da
organização, a importância da cooperação, da interação entre os diversos
setores e entre a Organização e os usuários para a produção de novos
conhecimentos e o aperfeiçoamento das atividades e o surgimento de
inovações.
No que diz respeito aos estudos
sobre organizações escolares com o uso dos conceitos aqui discutidos, este
estudo difere dos demais por ter analisado um caso no qual as crianças têm
papel ativo na realização e desenvolvimento das atividades escolares.
Constatou-se que esta característica possui uma dimensão central nesta Escola
e possibilita que a dinâmica de produção de conhecimento e realização de mudanças seja intensa. Neste sentido,
o caráter de interação da Organização com seus usuários se mostra muito
importante.
Verificou-se que as rotinas estão imersas em um contexto de
compartilhamento de sentido de modo que os conhecimentos são transferidos
entre as pessoas e a organização criando uma compreensão comum e
contribuindo com o aprendizado dos indivíduos e da organização. Os
indivíduos se organizam de modo a construir coletivamente estratégias de
resolução de questões e
proposição de novas rotinas e atividades. Através da dinâmica proporcionada
pelas rotinas, novos conhecimentos são criados, codificados e incorporados às
rotinas individuais e à memória da organização. Identificou-se que as novas
tecnologias da informação representam papel importante nos processos de
aprendizagem e nas demais dinâmicas da organização.
Os elementos apresentados e
analisados nesta experiência escolar podem fornecer insights importantes para
o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas de outras instituições de
ensino. No que diz respeito à contribuição que esta pesquisa pode apontar
para a construção de
políticas públicas , destaca-se que estas experiências já são possíveis através do arranjo legal e
institucional do país."
Que venham muitas mais!
Abraço fraterno.
Regina Machado Steurer
Conselheira Projeto Âncora
Tese na íntegra na íntegra neste link: teses/2017/davi_oliveira_sampaio__b7690.pdf que:
Tese na íntegra na íntegra neste link: teses/2017/davi_oliveira_sampaio__b7690.pdf que:
Nenhum comentário:
Postar um comentário