quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Carta Mensal - Outubro/2012


Cotia, 01 de outubro de 2012

“Sonhamos o vôo, mas tememos as alturas. Para voar é preciso ter coragem para
 enfrentar o terror do vazio. Porque é só o vazio que o vôo acontece. O vazio é
o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso que tememos:
 o não ter certezas. Por isso trocamos o vôo por gaiolas.
As gaiolas são o lugar onde as certezas moram.”
Rubem Alves


Em 23 de setembro de 2012, data em que o Projeto Âncora completou 17 anos, educandos, pais, educadores, conselheiros e diretores se reuniram numa grande festa para comemorar o aniversário. A seguir, compartilho um trecho do texto da abertura das festividades, que relembra os primeiros passos da entidade e convida todos para, juntos, sonhar novos vôos.

“Há exatos 17 anos foi criado o Projeto Âncora, nascido do sonho do Walter Steurer que queria devolver ao seu país tudo aquilo que havia conquistado nele.

O circo foi nossa primeira obra. Num fim de semana, Walter juntou um palhaço e uma banda em cima de um caminhãozinho e, com um megafone, saiu pelas ruas da comunidade anunciando o circo e convidando crianças e adolescentes para participarem das atividades lúdicas. No dia seguinte, uma fila de pais e filhos interessados em se inscrever se formou em frente ao portão da entidade.

Sonhávamos e idealizávamos que todas as crianças pudessem ter o melhor lugar para brincar, aprender e conviver. Por isso, sempre fizemos o melhor, com muito amor e não aceitávamos o mais ou menos, queríamos sempre o mais.

Próximo de completar 18 anos o Projeto Âncora está, literalmente, mudando de pele. A lona do circo, onde foi o começo das atividades, hoje está desgastada e rasgada. Precisamos de uma nova lona, nova pele para nos renovar e continuar o caminho.

Estamos recomeçando e, diferente da primeira fundação, não contamos com apenas um único homem que financia seu sonho. Hoje somos todos - pais, mães, crianças, educadores e amigos chamados a sonhar e colaborar com o que virá daqui pra frente. Por isso lançamos a campanha “Nosso circo está na corda bamba” que visa arrecadar verba para a construção do novo circo!

Hoje é dia de aniversário, dia de trocar presentes, dia de fazer presente o nosso amor por este lugar e por todos aqueles que partilham conosco o sonho e a responsabilidade. E nesses 17 anos fomos fazendo amigos, alguns deles grandes e queridos educadores que hoje homenageamos com um carinho imenso: Rubem Alves, Lauro de Oliveira Lima e nosso professor José Pacheco.

Parabéns ao Projeto Âncora e a todos nós que, a cada dia, honramos o sonho do Walter Steurer e o fazemos crescer.”


Abraço grande e sempre fraterno.

Regina Machado Steurer
Conselheira do Projeto Âncora
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário