sexta-feira, 1 de março de 2013

INAUGURAÇÃO DE PLACA EM HOMENAGEM AO FUNDADOR DO PROJETO ÂNCORA


Queridos amigos,

Várias vezes ouvimos o Walter, fundador do Âncora, dizer que, criado para acolher crianças e adolescentes,  o Projeto deveria receber, especialmente, aquela que batia nos amigos e nos professores e que escola nenhuma queria. Quando os educadores chegavam ao limite e sugeriam seu afastamento, ele voltava a dizer que esta criança, justamente esta, não deveria ficar fora do Âncora.

Passados dois anos de sua morte, gostaríamos de lembrá-lo e honrá-lo citando as três parábolas da misericórdia do Evangelho de São Lucas, capítulo 15.

A primeira delas é a da ovelha perdida dentre 100 outras e que pergunta quem de nós não deixaria as demais 99 para ir atrás da que se perdeu no deserto. A segunda destaca a mulher que, com 10 dracmas, não encontra uma delas e não sossega enquanto não consegue a que sumiu. A última é a do filho pródigo, que conta a história do pai que recebe com festa o filho que havia abandonado sua casa, opondo-se ao irmão mais novo e aos fariseus e escribas que alardeavam ser justos.

Hoje, quando o Âncora já oferece Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental e garante tempo integral na entidade a todas as crianças e jovens, o desafio e o principal objetivo do Projeto continuam os mesmos: não perder nenhuma ovelha, nenhum dracma, nenhum filho.

Como fazemos todo dia 1º ao lado das crianças e educadores, nesta sexta-feira, 1/3, vamos cantar os Hinos Nacional e do Projeto Âncora e também inaugurar uma placa sob a qual estão as cinzas do fundador da entidade:

"No dia 20 de novembro de 1940, na cidade de Caçador, em Santa Catarina, nasceu o menino Walter Steurer. Em 1995, com 55 anos, ele criou o Projeto Âncora: um espaço de aprendizagem, experiência e multiplicação da cidadania para crianças e adolescentes. Durante 16 anos ele se dedicou ao Projeto, até que “virou natureza e está brincando com sua cachorrinha”, como disse a menina Giovanna. Tila era o nome da cachorrinha dele que, assim como as cinzas do Walter, está sob este Pau Brasil."

Abraço sempre grande, grato e fraterno.
Regina Machado Steurer


Nenhum comentário:

Postar um comentário