terça-feira, 4 de junho de 2013

CARTA MENSAL - JUNHO 2013


Cotia, 1 de junho de 2013

“Nossa vida, quer saibamos disso ou não, quer apreciemos o fato
 ou o lamentemos, é obra de arte. Para viver nossa vida como
 exige a arte de viver, temos – assim como os artistas – de nos 
impor desafios difíceis de confrontar de perto, objetivos bem 
além de nosso alcance, padrões de excelência que pareçam 
distantes de nossa capacidade para alcançá-los. 
Precisamos tentar o impossível.” 
Zygmunt Bauman

Caros amigos,

Nos últimos meses, o Projeto Âncora tem sentido a necessidade de um novo planejamento estratégico e de responder as perguntas básicas que norteiam qualquer planejamento e projetos de futuro. São elas:

1. Por que existimos?
2. No que acreditamos?
3. O que fazemos?
4. Onde atuamos?


Parecem perguntas fáceis com respostas imediatas, uma vez que há 18 anos fazemos muito bem o que fazemos. Mas sabemos que há 18 anos, e mesmo há 5 anos, o mundo era outro. Também dentro da entidade sofremos grandes mudanças com a morte do seu fundador e a inauguração da Escola Projeto Âncora.

Um dos sucessos da entidade sempre foi creditado à capacidade, experiência e visão empresarial do seu fundador. E uma pergunta nos assalta. O Projeto Âncora é uma empresa? Recorrendo ao dicionário lê-se na primeira linha que empresa é um empreendimento para realização de um objetivo, e o dicionário dá um exemplo: as navegações portuguesas constituem empresas notáveis.

Pela palavra empreendimento o Houaiss nos diz que é ato de uma pessoa que assume uma tarefa ou uma responsabilidade; projeto.

Então o Projeto Âncora é uma empresa! Mas que tipo de empresa?

Aprendemos, com um de nossos conselheiros, que só há futuro para as empresas que ele chama de válidas, e que essas são aquelas que criam e fornecem bens e serviços de valor que atendam plena e continuamente às necessidades humanas, e são agentes que promovem o progresso da sociedade à qual servem.

Convidamos você para, com base na sua percepção sobre o Projeto Âncora, refletir sobre isso e, se quiser, partilhar conosco.

As quatro perguntas acima estão para ser respondidas e atualizadas sempre, mas uma coisa é certa: o Projeto Âncora continuará sendo construído em parceria e como obra de arte, pois este é o caminho para conseguirmos o impossível. Porque o possível é muito pouco.

Abraços sempre gratos e fraternos,

Regina Machado Steurer
Conselheira Projeto Âncora


Nenhum comentário:

Postar um comentário