domingo, 1 de setembro de 2013

Carta Mensal - Setembro 2013



Cotia, 1º de setembro de 2013

A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.
Paulo Freire


 
 

Caros amigos,

Neste mês, o Projeto Âncora comemora 18 anos. A ata de fundação da entidade foi lavrada no dia 23 de setembro de 1995, época em que existia apenas um terreno vazio e um sonho. Um ano depois, o local já estava construído e centenas de crianças sendo atendidas em creche, esporte, circo, atividades de arte, cultura e lazer. A primeira obra a ser feita foi a do circo, que ocupa a área central do espaço, e que passou a ser a marca do Âncora, oferecendo oficinas de artes circenses e espetáculos que fizeram história, além de ser o lugar dos encontros e festas. O circo é a praça dessas microcidade chamada Âncora.

Mas a lona não aguentou o peso dos anos e rasgou. Um novo circo foi projetado, agora com recursos mais modernos para que possa servir de centro cultural para a região.
No dia 20 de agosto, o Projeto Âncora viveu um dia de transformação. Sete artistas se reuniram com as crianças e transformaram parte da velha e rasgada lona do circo em suporte para obras de arte, que passarão a embelezar os espaços do Âncora. Foi uma explosão de alegria e cores. Um rito de passagem que marca a maioridade da entidade.

É o próprio Âncora que está mudando de pele e fazendo uma transformação que começa a ultrapassar seus próprios muros. No dia 23 de setembro, daremos início ao projeto de formação de educadores, em parceria com secretarias de educação e universidades. O Projeto Âncora passa a receber estudantes e educadores que aprenderão, com nossa prática, outro jeito de ser escola, mais adaptado ao mundo atual e no qual se aprende a partir do interesse e problemas que fazem sentido para a criança.

Também nesse dia de aniversário sairemos para as comunidades, os lugares onde vivem nossas crianças e que passam também a integrar nossos espaços de aprendizagem. Juntamente com os educadores naturais que lá existem, os avós, o dono da padaria, o gari, problemas reais passam a fazer parte do currículo e soluções serão buscadas pelas crianças e moradores.

Uma plataforma digital construída especialmente para nosso modo de fazer integrará a todos - educandos, educadores e pais – em uma rede de aprendizagem sem fronteiras.
Tudo isso e muito mais é presente de aniversário compartilhado com você que nos apoia, confia e torce. É o Âncora que atinge a maioridade com responsabilidade.
Abraço sempre grande e fraterno.


Regina Machado Steurer
Conselheira Projeto Âncora
www.projetoancorablog.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário