segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Carta Mensal - Fevereiro
















Cotia, 1º de fevereiro de 2014


“Normalmente as sociedades se assentam sobre o seguinte tripé: na economia que garante a base material da vida  humana para que seja boa e decente; na política pela qual se distribui o poder e se montam as instituições que fazem funcionar a convivência social; na ética que estabelece os valores e normas que regem os comportamentos humanos para que haja justiça e paz e que se resolvam os conflitos sem recurso à violência.”                                            
Leonardo Boff

Desde o dia 23 de janeiro e até o dia 31, toda a equipe do Projeto Âncora, formada por seus educadores das áreas pedagógica, administrativa e operacional, e a diretoria, está reunida para o planejamento do ano e a definição de suas metas.

Na pauta constam itens que vão de governança e gestão participativa à organização do currículo nacional e currículo próprio do Âncora, de plataforma digital à formação de educadores, de cidade educadora à financiamento de projetos, do rigor com nossos valores e princípios a um novo desenho jurídico que nos possibilite sustentabilidade financeira, entre tantos outros temas.

Aqui, no Âncora, esse tripé da economia, política e ética também está presente. O primeiro é aquele que organiza a base material para podermos trabalhar, garantindo os materiais de trabalho, o espaço físico, os profissionais pagos, a captação de recursos necessária à nossa manutenção.

O segundo trata do poder, que temos procurado partilhar cada vez mais, envolvendo pais, comunidade, crianças e educadores. É este pilar que possibilita nossa convivência social e a construção de um desenho cada vez mais democrático, participativo, responsável e sustentável.
O terceiro pilar, o da ética, rege nossos valores, nossa essência.

Essas instâncias se entrelaçam, mas há entre elas uma hierarquia. A economia se submete à política e a política à ética.

A sociedade atual subverteu a hierarquia desse tripé e a economia se tornou o único eixo articulador de todas as instâncias sociais. Tudo pode ser vendido e comprado, inclusive pessoas e consciências. E o limite ético se tornou, muitas vezes, um entrave a essa lógica.

É para esse quadro, muito mais complexo do que podemos descrever em meia dúzia de linhas, que o Projeto Âncora e tantas outras organizações em todos os setores da sociedade estão se debruçando, preocupados em colaborar para restabelecer o funcionamento do tripé, cujo exercício diário, rigoroso e equilibrado, em 2014, será nosso norte - seja para cada um de nós, em nossa vida pessoal, seja na vida da entidade, como na relação com a comunidade e o mundo.

O restabelecimento dessa ordem se faz urgentemente necessário para a sobrevivência das instituições, das nações, da própria economia, para a felicidade dos seres humanos. Para a sobrevivência da própria espécie humana.

2014 está começando. Mais uma vez, cada um de nós tem a chance de recomeçar, dar um novo start. Contando com sua parceria, amizade e cumplicidade em mais esse ano.

Sempre grata e fraternamente,



Regina Machado Steurer

Conselheira Projeto Âncora


Nenhum comentário:

Postar um comentário