sexta-feira, 30 de maio de 2014

Fome X Desperdício de comida

O que poderia ser a solução de um problema acaba se tornando mais uma preocupação para todos nós, brasileiros. Você sabia que o Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos e que produz cerca de 25% a mais do que necessita?

Isso, por um lado, seria uma boa notícia. Se combatêssemos a fome. Mas não combatemos. E o pior: boa parte desse alimento é jogada no lixo. Diariamente, desperdiçamos cerca de 40 mil toneladas de comida, o que seria o suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros com três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar.

Boa parte desse desperdício (cerca de 30%) está nas feiras livres e centros de abastecimentos (Ceasa), de acordo com o Centro de Agroindústria de Alimentos da Embrapa. E podemos ver como isso acontece, quando chegamos ao final de uma feira, por exemplo.

Mas as feiras não são as únicas responsáveis. Os consumidores são responsáveis. Nós somos responsáveis por comprarmos mais do que vamos consumir e do que necessitamos, jogando as sobras no lixo.

Como conscientizar?

No Projeto Âncora fizemos, neste ano, duas intervenções para conscientizar os educandos a respeito de tanta comida que vai parar no lixo.

Em abril, educandos e educadores que fazem parte do grupo de responsabilidade da cozinha, se reuniram e juntaram toda a comida acumulada naquele almoço, em um único dia, apresentando-a em pratos, como se estivesse sendo servida.  Todos os pratos foram expostos na mesa do refeitório. Além da exposição, no mural foram colocadas imagens chocantes e dados para a reflexão do assunto. E você, já pensou no desperdício e como eliminá-lo?






Além dessa intervenção, o PEDAL – Pedagogias Alternativas, colocou, junto com as crianças do Projeto Âncora, um quadro jornalístico em seu canal do Youtube, que abordou também, o tema “comida”.


No vídeo, vemos o relato de um dos educadores, que juntou toda a comida que sobrou no almoço, e fez uma grande montanha de comida com uma plaquinha com os dizeres: “Não fui eu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário