terça-feira, 22 de julho de 2014

Tristezas de julho

Depois de lamentar, no último final de semana, as mortes de Rubem Alves e João Ubaldo Ribeiro, dormimos ontem com a triste notícia que dá conta da internação do escritor Ariano Suassuna, no Recife, em função de um acidente vascular cerebral (AVC), que o levou à mesa de cirurgia.

João Ubaldo Ribeiro, escritor e acadêmico, sétimo ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras, além de vencedor do mais importante prêmio da língua portuguesa, o Prêmio Camões, morreu aos 73 anos na madrugada de sexta-feira, dia 18, vítima de embolia pulmonar.

No dia seguinte, a manhã de sábado, 19/7, foi marcada pela morte de Rubem Alves, reconhecidamente uma das referências do País em temas relacionados à educação. Além de educador e escritor, Rubem Alves atuou como cronista, pedagogo, poeta, filósofo, contador de histórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros infantis e até psicanalista, de acordo com sua página oficial na internet. Em uma carta de despedida, pede para ter suas cinzas enterradas sob um ipê amarelo, com leitura de poemas, entre outros, de Clarice Lispector, desejo que será respeitado pela família e amigos.

Ariano Suassuna segue, de acordo com o boletim médico desta manhã, estável. Enquanto isso, seguimos, todos nós, com os ensinamentos imortais deixados por estes mestres e com a esperança do surgimento de novos autores geniais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário