sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Carta Mensal - Agosto














"A qualidade do Estado está na cidadania organizada que o controla, pois não é possível ter Estado melhor que a cidadania que o garante."
Pedro Demo

Caros amigos,

Quem somos nós? Pergunta que muitos se fazem, principalmente depois que o Projeto Âncora passou a abrigar, entre seus inúmeros atendimentos, também uma escola regular.

O Projeto Âncora é uma Associação Civil de Assistência Social, de natureza beneficente, filantrópica e cultural de fins não econômicos e não lucrativos. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento e a disseminação de uma cultura de participação social no Brasil.

Por volta de 2003, o Projeto Âncora começou a acalentar sonhos de ter também uma escola formal, do Ensino Fundamental ao Médio.

Relendo as cartas mensais em que prestamos contas às comunidades atendidas, à sociedade civil, aos nossos parceiros e colaboradores, encontramos as razões desse sonho: as crianças em idade de creche e educação infantil ficavam, no Projeto Âncora, tempo integral, ou seja, nove horas diárias. As famílias dessas crianças estavam muito próximas e podíamos cumprir, com mais eficiência, os objetivos, por nós firmados, de prevenção de situações de risco social e intervenção para fortalecer a família e a comunidade. Os demais atendidos, acima de seis anos, vinham por apenas três horas, no contraturno escolar.

Queríamos mais do que isso. Queríamos cuidar da segurança alimentar, ter a  família mais próxima. Não queríamos essas crianças e jovens tendo que andar da entidade para casa e da casa para a escola – ou vice-versa –, perdendo tempo no trânsito, correndo riscos e onerando o orçamento familiar. Sonhávamos em ter crianças, jovens e suas famílias integralmente assistidas. Sonhávamos com uma educação com a mesma filosofia e pedagogia aplicada no Projeto Âncora, tendo crianças e jovens conosco durante todo o dia. O caminho era ter, então, também uma escola para os adolescentes.

Mas não podia ser qualquer escola. Assim como tudo que sempre fizemos na entidade, trabalhamos pela melhor escola que pudéssemos oferecer. Quando nós e o professor José Pacheco nos conhecemos em 2007, reconhecemo-nos comungando os mesmos ideais. Só em 2011, o sonho foi concretizado. Em 2012, as crianças e jovens passaram a vir para o Âncora em tempo integral, continuando nas atividades existentes no SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, nas áreas de artes, cultura, esportes e lazer e passando também a cumprir as obrigações escolares conosco.

Nossa missão continua sendo a mesma: formar cidadãos que garantam uma sociedade justa e fraterna.

Abraço grande, grato e fraterno,

Regina Machado Steurer
Conselheira Projeto Âncora


Um comentário:

  1. encantada muuuito encantada foi como eu fiquei quando vai todas aquelas criança estudando debaixo de uma lona. vou fazer o possível pra que minhas filhas façam parte desse projeto.

    ResponderExcluir