Carta julho 2015
Caros
No dia 26/06 foi publicado no site Opinião
& Notícia
uma matéria
sobre o modelo de aprendizagem do Projeto Âncora e o modelo de
ensino na Finlândia.
No conceituado site de modernidades, fomos colocados entre os 15 projetos
inovadores em Educação
no Mundo.
É sabido
que a Finlândia
vem liderando no planeta um outro modelo de Educação
e de Desenvolvimento Humano. Muito nos anima termos sido
colocados lado a lado nessa entrevista e nesta honrosa seleção, sobretudo porque alguns de nós, brasileiros,
costumam só enxergar
o que tem sido feito lá fora.
As matérias na íntegra estão nos
links: http://opiniaoenoticia.com.br e Hypeness e escolas por um mundo melhor
Selecionamos alguns trechos que muito dizem sobre nós.
"Provas, alunos sentados em fileiras e professor
no quadro: este é um
cenário
comum nas escolas brasileiras. Mas será este o melhor caminho
para a aprendizagem? Um projeto em São Paulo desafia o convencional e usa práticas
inovadoras para ensinar os alunos, enquanto isso, a Finlândia, modelo
internacional em educação, começa a repensar a
metodologia de ensino.
O Projeto Âncora reúne
alunos de diferentes idades em espaços de aprendizagem, que podem ser
salas, o banco debaixo da árvore ou até mesmo
o refeitório...
e não
há séries como no sistema educacional convencional.”
“Na
vida, as pessoas são
de idades diferentes e aprendem juntas. Então, na realidade, não
deveria existir nenhuma surpresa quanto a isso”, diz a
entrevistada Claudia Santos, coordenadora pedagógica do Projeto Âncora
e exemplifica:
“Se um menino briga com o
outro, no lugar de eu chegar e falar ‘isso está errado, pede desculpas’, nós
sentamos e vamos fazer uma mediação pedagógica. Eu vou
perguntar o que foi que aconteceu e as crianças vão
querer falar juntas. Mas o educador vai explicar que tem uma coisa chamada
respeito e que cada um vai ter seu tempo de falar. Então, como mediadora,
eu estou garantindo que cada um respeite o momento de fala do outro. Quando a
criança começa a falar, ela normalmente olha para o
adulto, aí entra
outra mediação,e
o educador diz: ‘seu
problema é com
ele, olhe nos olhos dele e fale com ele’”,
explica.
Mas será que
uma proposta como essa seria capaz de tornar um educando apto a fazer uma prova
como o Enem? Segundo a coordenadora, sim. “Nós
temos muitas crianças
aqui que ainda estão
no equivalente ao FundamentaI I e que já dominam
conteúdos
do Ensino Médio.
Não
temos ainda estatisticamente uma amostragem, porque nós começamos o projeto da escola recentemente,
mas pelos resultados que temos avaliado aqui, essas crianças vão além.”
São os princípios, a filosofia e
a pedagogia do Âncora
que norteiam todas as ações da entidade, escola, oficinas para pais, oficinas
no contra turno para as crianças, gestão
democrática,
imersões
para professores, visitas semanais, tudo está ligado
de forma coerente. Nem nós, nem a Finlândia,
inventamos uma nova forma de fazer as coisas, de educar as crianças,
apenas cumprimos o que os tempos pedem, com a ajuda de cada
amigo, cada educador, cada família e cada
parceiro.
Abraço grande e fraterno.
Regina
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