quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Sarau da Val no Âncora


Sarau da Val no Âncora
O circo estreou suas atividades artísticas para a comunidade no luminoso Sarau da Val. Foram cerca de 50 pessoas que compareceram e compartilharam seus talentos na lona revitalizada do Projeto Âncora. 
Regina Steurer dando uma "luz"a Val


Tradicional em Cotia, o Sarau da Val começou na década de 80 por iniciativa do historiador e escritor, João Barcelos e com a própria Val. Ela que é mineira de Barbacena e cotiana de coração, foi expandindo os Saraus para vários espaços em Cotia: Escolas, prédios públicos, ONGs, casa de shows e na Biblioteca Cecília Meirelles, onde Val trabalha desde 1992. Na década de 90 os Saraus eram constantes e o evento integrava a agenda cultural da cidade. Em 2012 o Sarau adormeceu para acordar animado no picadeiro do Âncora, no ano que a instituição completa duas décadas, despontando assim a vocação do novo circo: Se tornar um Centro Cultural Comunitário.



Crianças, jovens, adultos e idosos prestigiaram a iniciativa e aplaudiram cada pequena e grande atração promovida pelo grupo de artes do Âncora integrado por Abuhl Jr, Wagner Dias, Regina Steurer e Ana Alcantara.

O músicos, educadores e ativistas Sociais, Wagner Dias e Abuhl Jr
Entre os convidados estava o poeta Paulo Nunes, que circula em revistas literárias e lançou este ano seu primeiro livro  "O corpo no escuro" (companhia das letras), também é mineiro, filósofo, livreiro na Universidade de São Paulo e letrista musical, editou, em 2001, a obra "Meu canto é saudade", que reúne a produção de Juca da Angélica, expoente da poesia oral do interior de Minas Gerais. Paulo nos brindou com vários poemas. 

O poeta Paulo Nunes que lançou o  livro "O corpo no Escuro" pela Cia das Letras
http://www.folha.uol.com.br/ilustrissima/ (Um pouco mais sobre o poeta)

O Trio José, que na verdade é uma dupla formada pelos músicos Danilo Moura e Victor Mendes,  também nos presenteou com sua arte inspirada em referências do universo da música caipira e da música popular, mesclando gêneros na busca de uma sonoridade com assinatura própria, inspirando a todos os presentes e fundindo a música com a poesia de Paulo Nunes.

http://triojose.com.br/disco-puisia/
Trio José no Sr. Brasil





"Foi tudo muito lindo e acabar o evento dançando foi delicioso, eu poderia ter ficado até o amanhecer", afirma Regina Steurer, arquiteta e co fundadora do Âncora.

Trio José e Paulo Nunes

Rodrigo da Rosa declamou cenicamente poemas diversos repletos de acidez e ternura, Isadora Matos cantou lindamente, Marcio de Andrade trouxe sua voz e seu violão, Isolina e Sueli abrilhantaram a noite com a força da dança flamenca, Luiz Santos finalizou a noite colocando todos para dançar, enquanto crianças sorriam e faziam estrepolias circenses. 

Rodrigo Rosa declamou cenicamente
A mistura de gerações e de talentos, o cooperativismo e a generosidade do espaço pontuaram esta nova fase. Os Saraus acontecerão toda última quarta feira do mês. "Vamos buscando atrações e cada vez melhorando mais, o espaço do Âncora é muito convidativo", afirma Val. O próximo Sarau será em 23 de setembro, dia que o Projeto completa a maturidade de 20 primaveras, literalmente. Estão todos convidados. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário