Armazém dos sonhos |
individual da artista Luciana Mariano
Abertura: 15 de outubro, quinta-feira, das 19h às 22h
para convidados
Visitação: de 16 de outubro a 21 de novembro de 2015
Entrada Franca | Somente com Agendamento
Texto: Solange Viana
Pela primeira vez, a Galeria de Arte e Fotografia Solange Vianaapresenta em seu espaço expositivo uma mostra exclusiva sobre arte naïf. Considerada uma arte ingênua, em tradução literal do termo em francês, é uma arte que encanta aos olhos pela leveza e delicadeza, além da alegria das cores e temas interioranos. Para está empreitada a Galeria convidou a artista Luciana Mariano, granjeira das antigas. A abertura acontece na próxima quinta-feira, 15, das 19h às 22h, com parte das vendas revertida para o Projeto Âncora.
Bola Amarela |
De um família de artistas ingênuos, Luciana desenvolve há anos esta arte encantadora. Cresceu vendo a avó fazendo esculturas de barro, mãe e tios pintando, cantando, tocando. Desde os 3 anos de idade “pinta do mesmo jeito”, sem muito entender ou questionar essa urgência em se expressar pela tinta: necessidade quase visceral pela cor, pelas brincadeiras, pelas cenas reais e imaginárias que povoam seus pensamentos e invadem as telas.
Can't eat money |
Graduou-se em Publicidade e Propaganda e Criação, com habilitação em Marketing, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2001. Tentou: trabalhou em empresas nacionais e internacionais, domina quatro idiomas (português, inglês, dinamarquês e italiano), mas em 2008 abandonou tudo para se dedicar integralmente a arte naïf.
Artista em residência artística no Projeto Âncora |
Para o jornalista Marcelo Coelho “todo pintor naïf, afinal, procura retratar o “humano” das coisas. Se a arte moderna foi, segundo Ortega y Gasset, “a desumanização da arte”, o “naïf” pode ser entendido como uma busca quase desesperada pelo reconhecível, pelo sentimental, pelo imediato na figuração. Pois bem, Luciana Mariano usa a linguagem do naïf para buscar o “desumano”, o “estranho”, na sua pintura” conta e ainda compara Luciana a Magritte.
Vaidade, Inocência e Loucura |
“Sem dúvida, Magritte apostou no realismo da linguagem para transmitir inquietações no espectador. Luciana Mariano faz um jogo parecido, e talvez, a meu ver, mais inteligente: usa a linguagem do naïf para transmitir uma ausência do sujeito “humano”, sem que lhe seja necessário recorrer aos truques visuais e imaginativos de Magritte”, diz Coelho em texto publicado em seu Blog na Folha de São Paulo.
É com enorme prazer que a Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana recebe está exposição que acontece até 21 de novembro, com entrada franca. Agende uma visita.
Cosme e Damião |
A Arte Naïf de Luciana Mariano
38 obras em acrílica s/tela
Abertura: 15 de outubro, quinta-feira, das 19h às 22h, para convidados
Visitação: de 16 de outubro a 21 de novembro de 2015
Entrada Franca | Somente com Agendamento
Parte das vendas revertidas para o Projeto Âncora
Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana
Rua São João, 246 | Granja Viana | Cotia
AGENDE SUA VISTA | t. 4777.0234 | galeriadeartesolangeviana@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário