terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Professor José Pacheco, Projeto Âncora e Aquifolium trazem inovação em educação através de curso online

Você está inquieto e insatisfeito com a educação tradicional?
Sente necessidade de inovação na escola e nos seus métodos de ensino?
Quer conhecer melhor dois projetos educativos que ousam novos vôos?
Se você respondeu afirmativamente ao menos uma das três questões acima o curso on line Fazer a Ponte no Brasil pode lhe inspirar a promover transformações significativas nas práticas educacionais do século 19, aplicadas por profissionais do século 20 para educandos do século 21.



O Professor português José Pacheco é referência internacional de educação e fundador da Escola da Ponte em Portugal em 1976. Rubem Alves ao visitar  A Ponte escreveu o livro "A Escola Com que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir" que está em sua décima edição e que deu projeção a esta linha de ensino que não adota um modelo de séries ou ciclos. Lá, os estudantes de diferentes idades se organizam a partir de interesses comuns para desenvolver projetos de pesquisa entre outras metodologias que tem como princípio o vínculo, o afeto, a democracia e a autonomia.
"Contei sobre a escola com que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir. Mas existia, em Portugal...Quando a vi, fiquei alegre e repeti, para ela, o que Fernando Pessoa havia dito para uma mulher amada: 'Quando te vi, amei-te já muito antes... " (Rubem Alves)

O professor José Pacheco também é fundador e conselheiro presente da Escola Projeto Âncora em Cotia- SP, que também desconstrói as práticas tradicionais de aulas de 50min, séries e provas. No Âncora  há grupos de responsabilidade, muita pesquisa, envolvimento comunitário,  tecnologia,  sustentabilidade e cooperação.


Ong/escola Projeto Âncora em Cotia

A ONG Projeto Âncora já atendeu  mais de 6000 crianças nos seus 20 anos de atuação. Em 2013 foi fundada a Escola para que se promovesse o mais assertivo Desenvolvimento Social que se pode oferecer ao ser humano: Educação Integral.


O Curso


Quando: De 15/02 a 04/03/2016


Ao unir as experiências transformadoras do Professor, consultor e palestrante José Pacheco, com os educadores e coordenadores da Escola Projeto Âncora e a coordenação digital e comprometida do professor Wilson Azevedo da Aquifolium, formou-se um ambiente virtual moderno, prático e acolhedor.
Em seu terceiro ano consecutivo o “Fazer a Ponte no Brasil” já formou mais de 800 eternos aprendizes. São três semanas que os participantes estarão recebendo e trocando informaçõesnos horários mais convenientes para seus estudos. “Todos terão seus endereços eletrônicos colocados em um sistema de conferência via e-mail com interface web. Através deste sistema os alunos receberão por e-mail mensagens dos professores e de outros alunos, interagindo tal como se estivessem em uma mesma sala de aulas presencial - estarão em um  Ambiente de Aprendizagem virtual. A qualquer momento o aluno poderá entrar em contato individualmente com o coordenador, em caso de dúvida ou quando precisar de orientação.” – Diz o professor Wilson Azevedo que há 10 anos promove o curso virtual “Fazer a Ponte” e a Aquifolium é uma das mais respeitadas empresas brasileiras no campo da Educação On line.



O curso segue um programa que contempla os seguintes momentos: “Ambientação e revisão: a Escola da Ponte e o Brasil”; “Fazendo a Ponte no Projeto Âncora” e é direcionado a educadores em geral, professores da rede pública e/ou privada de nível fundamental, médio ou superior, bem como da educação profissional e corporativa, estudantes de Pedagogia e Licenciatura  e  interessados por Educação.
Eles Fizeram A Ponte:
“Agradeço por tudo que foi compartilhado nestas semanas, foi tudo extremamente inspirador! Conhecer mais a Escola da Ponte e o Projeto Âncora foi maravilhoso e ao mesmo tempo inquietante! É muito bom saber que existe tanta gente realmente trabalhando e pensando em transformar a educação e poder compartilhar não só as experiências boas, mas a dificuldades também”  Clarissa Tams SP


“ Muito bom estar em contato com estas escolas que propõem uma educação emancipadora, transformadora...” Rosana – Rio Preto
“Estamos precisando urgente de reformas na educação. Uma forma mais democrática e formadora de cidadãos. Como mãe estou bastante inquieta, tenho uma filha de 7  anos e espero muito que possamos juntas contribuir para construção de um mundo melhor
Ana Lucia- Psicóloga da Educação - Juiz de Fora/MG


“A organização do curso me ensinou sobre autonomia. E-mails, podcasts, advertências, balizas: tudo me mostrava que havia sido montado um esquema inteligente de ensino a distância que nos permitia esse aprendizado da autonomia para aprender. O curso me acrescentou inúmeras outras coisas, descobri mais pessoas para tentar mudar o universo educacional de nosso país, conheci e estou experimentando diversas práticas interessantes para estimular a minha autonomia e de meus alunos. E ainda me levou novamente a uma esperança motivada e motivadora.” Diego Galdino


Dinâmica do  curso:


As atividades do curso se desenvolverão em 4 etapas:

1. Na semana anterior ao início do curso, alguns vídeos e textos para leitura prévia preparatória serão distribuídos a todos os inscritos. Também orientações específicas e detalhadas sobre o funcionamento do ambiente e a dinâmica do curso serão distribuídas.
  
2. Na primeira semana do curso os inscritos desenvolverão junto com o coordenador uma dinâmica de ambientação online na qual se buscará sintetizar e promover o nivelamento de informações acerca de como funciona a Escola da Ponte e como tem se disseminado no Brasil a experimentação e inovação educacional nela inspirada.
  
3. Na segunda semana os inscritos terão a oportunidade de interagir diretamente com o prof. José Pacheco e a equipe de educadores do Projeto Âncora, dialogando diretamente com eles a respeito do trabalho que fazem, numa espécie de "entrevista coletiva" assíncrona.
  
4. Na terceira e última semana, novamente entre si, os participantes terão a oportunidade de interagir em torno das idéias apresentadas na semana anterior e de como aplicá-las em suas escolas, consolidando assim sua aprendizagem e procedendo à avaliação de seu aproveitamento no curso.
Esta dinâmica será coordenada, moderada e orientada pelo prof. Wilson Azevedo, diretor da Aquifolium Educacional, em ambiente virtual assíncrono, sem hora marcada, de tal modo que cada inscrito participe destas atividades nos horários e lugares de sua conveniência e/ou preferência. Não haverá atividades programadas com hora marcada.


Saiba mais e faça sua inscrição por aqui: http://www.aquifolium.com.br/educacional/pontenobrasil/

Para o acompanhamento do curso é necessário Conexão estável e regular com a Internet e disponibilidade de 10 horas (2 horas por dia útil em média) ao longo de cada uma das 3 semanas de duração do curso.
Quando: De 15/02 a 04/03/2016
 
Quanto:

O valor total da inscrição é de R$550,00, mas os primeiros a se inscreverem terão um DESCONTO de até 50% . Aceitam parcelamento no cartão de crédito
Escolas e secretarias de educação que inscreverem grandes grupos (mínimo de 6 inscrições) também terão desconto de 50% e pagarão apenas R$275,00 por inscrição, independente do prazo.

Sua participação é fundamental para que possamos em rede, promover as mudanças estruturais que a Educação necessita.




9 comentários:

  1. Muito interessante, a curiosidade é quanto às leis, ou o quanto se poderá aplicar desse método, sem que as leis e diretrizes nacionais de educação impeçam?
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A LDB garante autonomia administrativa, financeira e pedagógica das escolas. As escolas precisam apenas comprovar no currículo dos alunos que eles desenvolveram as competências e habilidades (principal parte do currículo). A insegurança é natural porque entendemos o currículo como CONTEÚDO. Todavia, o conteúdo é meio para desenvolver as competências e habilidades propostas no PCN.

      Excluir
    2. Olá Plácido. No Projeto Âncora funciona a Escola Projeto Âncora. Somos habilitados e reconhecidos pelo MEC, entre as 178 instituições inovadoras e criativas no Brasil. http://porvir.org/mec-reconhece-instituicoes-educacionais-inovadoras-criativas-pelo-pais/. Isto mesmo Leonardo. Agora é preciso união para conseguirmos construir escolas públicas e autônomas.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Dê uma olhada sobre a Escola Estadual em São Paulo, Amorim Lima. :)

    ResponderExcluir
  3. Que triste! Só agora tomamos conhecimento da oferta do curso on line com o Prof. José Pacheco e O Projeto Ancora. Quando teremos uma segunda oportunidade? Cordialmente, Jerusa

    ResponderExcluir
  4. Olá Jerusa. Agora só em 2017 o curso Fazer a Ponte, mas no Âncora promovemos vivências para educadores. Havendo interesse enviar um email para anapaula@projetoancora.org.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! Estou muito interessada... farão outro curso em 2017?

    ResponderExcluir