terça-feira, 7 de agosto de 2012

Música é composta e gravada por crianças




Um grupo de educandos do Projeto Âncora despertou seu interesse pela produção musical e desenvolveu um projeto de pesquisa sobre o tema. A aprendizagem não parou na teoria e, para concretizar aquilo que estudaram, as crianças participaram de todo processo de criação musical. 

Orientadas pelo educador de música Marcello Ribeiro, elas passaram mais de dois meses para chegar no resultado final, participando de todas as etapas, desde a escolha do tema, composição da letra, arranjo musical, ensaios até a gravação. 

Para nossa alegria o cachorro voava e o passarinho latia” é o título da primeira canção criada coletivamente pelos educandos. A letra fala de uma festa na praça, com muitos doces, balas e pulseiras e que, no final, virou uma tremenda confusão. 

O curioso é que não é nenhuma surpresa crianças gostarem de doces e balas, mas qual o motivo das pulseiras? Marcello justifica: “é como se fosse uma canção de protesto, pois no dia em que a letra foi composta, ficou acordado que não seria permitido o uso de certas pulseiras na escola, pois elas já haviam causado problemas. Poder falar delas na letra foi uma maneira encontrada pelas crianças de protestar e manifestar sua vontade”. 

O trabalho pode ser conferido no vídeo a seguir, ilustrado com desenhos dos próprios educandos. A expectativa é de compor novas músicas e, futuramente, gravar um CD com todas. 



Para nossa alegria o cachorro voava e o passarinho latia 

Letra: Allanys Bianca da Silva Queiroz, Camila Alves de Souza, Diogo Gonçalves de Almeida, Gabriel Pereira da Silva Fernandes, Igor Yasushi de Lima, João Pedro da Silva Lima, Julia de Almeida, Julia Morais da Silva, Julia Vitória Silva da Cruz, Lucas Elias Ferreira Martins, Luis Gustavo Jacinto do Nascimento, Taynara Julio Prattis 

Vozes: Ana Lyvia dos Santos Fernandes, Caroline Costa e Silva, João Pedro da Silva Lima, Julia Morais da Silva, Karoline Ferraz Lopes, Rafael Fernandes da Silva 

Violão: Marcello de Camargo Ribeiro 

Para nossa alegria vai ter festa na praça 
Com muitas pulseiras, doces e balas 
Vai ter correria e muita pinhata 
Mangueira aberta, a criançada molhada 
E foi tamanha confusão 
que todo mundo que corria era aquele escorregão 

A festa rolava e o povo caia 
Até que chamaram a ambulância pra tia 
Ninguém acreditava no que acontecia 
O cachorro voava e o passarinho latia 
E foi tamanha confusão 
que até o cara do SAMU deixou a tia ali no chão

Nenhum comentário:

Postar um comentário