quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

JOSÉ PACHECO DEDICA SEU LIVRO SOBRE INCLUSÃO AO PROJETO ÂNCORA

           

O livro Inclusão não rima com solidão, de José Pacheco, editora Wak, tem em suas primeiras páginas a seguinte dedicatória impressa: "Para as crianças e os educadores da Escola da Ponte (Portugal) e do Projeto Âncora (Brasil)".

Entregue em mãos pelo autor, com os votos de que ajude o Projeto Âncora a encontrar caminhos de inclusão, o livro é dividido em dez "lições-metáforas", como define Pacheco, relatando crônicas e diálogos ocorridos na Escola da Ponte e que servem de aprendizado para todos que desejam trabalhar a inclusão em suas escolas e, também, em suas vidas.

Grato pela homenagem, o Projeto Âncora compartilha as palavras iniciais do autor nesta importante obra,  que já indicam o que o leitor poderá encontrar nas páginas seguintes, numa valiosa leitura: "Os obstáculos que uma escola encontra, quando aspira a práticas de inclusão,  são problemas de relação. As escolas carecem de espaços de convivencialidade reflexiva (...). Sempre que um professor se assume individualmente pelos atos do seu coletivo, reelabora a sua cultura pessoal e profissional... 'inclui-se'."

Um comentário:

  1. Parabéns Projeto Âncora, por ter o José Pacheco como consultor.
    As crianças, adolescentes e as famílias agradecem, educação de primeira.

    ResponderExcluir