quarta-feira, 27 de março de 2013

CIRCO É O CORAÇÃO DO PROJETO ÂNCORA


 O Circo Teatro Escola Vagalume fica no centro do Projeto Âncora, é a ágora, praça central, local de encontros, reuniões, estudo, apresentações, convivência e muito aprendizado, por isso é considerado o coração da entidade. Sua criação foi inspirada nos espaços educativos do Projeto Axé, de Salvador (BA), para oferecer às crianças e jovens da comunidade o contato com a arte visando ao fortalecimento da educação.

 No Âncora, os artistas mirins participam de todo processo que envolve um espetáculo: o treino dos números, definição da trilha sonora, escolha das roupas, produção e maquiagem, cuidado e conservação dos equipamentos e desenvolvimento de brincadeiras com o público.

Em uma apresentação, os espectadores podem ver números de saltos no solo, malabares, trapézio, monociclo, contorção, tecido, palhaços, equilibrismo na bola, em duplas ou na corda. Além de resgatar as artes populares, a magia da arte circense e teatral desperta valores humanos como respeito, cooperação e responsabilidade, adquiridos com o trabalho lúdico. 




 Em 17 anos de existência do Projeto Âncora, milhares de crianças participaram das atividades do Circo Teatro Escola e muitas delas tiveram suas vidas influenciadas e direcionadas para arte, circense ou teatral. Um dos casos é o ator Fábio Neppo, que já ganhou um Kikito de Ouro no Festival de Cinema de Gramado em 2003 e atuou na novela “Cheias de Charme” da Rede Globo, em 2012. Neppo começou sua carreira artística no Projeto Âncora, aos 12 anos, frequentando aulas de circo e teatro, seu primeiro contato com a dramatização. “Recebi todo carinho e estrutura que fizeram de mim o que sou hoje”, conta o ator.

Fábio Neppo no Âncora



Nenhum comentário:

Postar um comentário