sexta-feira, 8 de março de 2013

POR QUE SE COMEMORA O DIA DA MULHER?


Em 8 de março, diversos países comemoram o Dia Internacional da Mulher, uma forma de reconhecimento pelas conquistas femininas ao longo dos anos. Mas qual a origem desta data? 

O final do século XIX e início do século XX foram marcados por protestos e reivindicações das mulheres por melhores condições de vida, trabalho e igualdade de direitos. Nas fábricas, elas tinham de cumprir jornada de 16 horas, ganhando um terço do salário dos homens para executar a mesma função. 

Mulheres em greve no início do século XX

Abaixo, alguns dados históricos sobre a origem da data:

1857: No dia 8 de março, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque realizaram uma greve reivindicando melhorias de trabalho. Há relatos de que a manifestação foi violentamente reprimida e 130 tecelãs morreram num incêndio dentro da fábrica.

1910: Na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada na Dinamarca, foi estabelecida a criação do Dia das Mulheres, porém ainda sem data definida.

1913-1914: durante a I Guerra Mundial, como forma de protesto contra o conflito, um grupo de russas estipulou o último domingo de fevereiro como o dia das mulheres. Na Europa, por volta de 8 de março do ano seguinte, houve manifestações femininas contra a guerra e em solidariedade às demais ativistas.

1917: Novamente, em 8 de março, as russas continuaram os protestos e, quatro dias após, lhes foi concedido o direito de voto.

1932 - no Brasil: Neste ano, durante o governo Getúlio Vargas, ocorreu a reforma da constituição e as mulheres brasileiras passaram a ter os mesmos direitos trabalhistas que os homens, além de conquistarem o direito ao voto e a cargos políticos do Executivo e do Legislativo.

1975: ONU decreta 8 de março como Dia Internacional da Mulher.

O Dia Internacional da Mulher é uma data de reflexão sobre os progressos realizados, de pedir por mudanças e para celebrar atos de coragem e determinação de tantas mulheres que têm desempenhado um papel extraordinário na história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário