sexta-feira, 6 de junho de 2014

Ontem, dia 5, foi o Dia Mundial do Meio Ambiente!

E a GE preocupada com a conscientização e preservação ambiental no mundo, visitou o Projeto Âncora, ministrando palestra para os educandos e educadores.
O objetivo foi despertar a reflexão para quatro  pontos específicos:
  •    Mostrar o lado humano das questões ambientais;
  •  Conscientizar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
  • Compreender que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;    
  •  Conscientizar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento.


Economize água!

Foi explicado a todos que boa parte da água doce do planeta é imprópria para o uso. E, para que as futuras gerações não sofram com a falta do recurso, é extremamente importante economizar água.

Então, como economizar?

  • Redução do tempo de banho: você poupa água e ajuda a diminuir o consumo de energia, pois um banho de chuveiro gasta cerca de 20 litros de água por minuto;
  • Revisão das torneiras: uma torneira pingando a cada cinco segundos representa, em um dia, 20 litros de água desperdiçada;
  • Use uma vassoura: não “varra” nada com água e sim com uma vassoura;
  • Reaproveitamento de água: quando trocar a água de seus animais de estimação, use a antiga para molhar a planta. Se puder, recolha a água da chuva em baldes e utilize-a para diferentes fins – mas tenha cuidado com a água parada. Em nossas cidades cimentadas, sem a terra para absorvê-la, a água da chuva termina nos bueiros, misturada aos esgotos. É um presente do céu, desperdiçado!
Além da conscientização com o uso da água, foi ressaltada, também, a importância de usarmos de maneira adequada a energia no nosso dia-a-dia. A geração de energia degrada o meio ambiente, desde a sua extração, até o consumo final.

Reciclagem
E não poderíamos nos esquecer de um problema que temos trabalhado muito aqui no Âncora: o lixo!

Na apresentação, foi explicado para as crianças, o que é reciclagem e como se dá o processo pelo qual os materiais usados são transformados em novos produtos.




Plantando!

Para fechar com chave de ouro a visita da GE, as crianças e educadores, foram convidados para plantarem algumas mudas flores e árvores pelo Projeto Âncora.
Confira as fotos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário