segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CARTA MENSAL - FEVEREIRO 2013


Cotia, 1 de fevereiro de 2013

“Arte é beleza e a beleza é o resplendor da verdade, sem verdade não há arte.” 
Antoni Gaudi 

“A beleza salvará o mundo” 
Fiódor Dostoiévski 

“A vida é uma obra de arte” 
Zygmunt Bauman 
Caros amigos, 

Na última carta do mês não colocamos a frase que inicia o texto para dar espaço à imagem da campanha para a revitalização do nosso circo, algo muito importante para nós e toda comunidade do Âncora. Alguns amigos sentiram falta da frase e, por este motivo, desculpamo-nos este mês compartilhando três frases  sobre beleza e arte. 

No grego, o belo é traduzido por kállos, que reúne os significados de bom, belo e verdadeiro. 

O Projeto Âncora escolheu a beleza como caminho pedagógico desde sua fundação. Entendemos a beleza como forma e expressão de um conteúdo verdadeiro e bom. 

Essa reflexão faz sentido nesse momento em que estamos trabalhando o 4º Planejamento Estratégico da entidade e precisamos repensar nossa missão e visão. O que somos e o que almejamos ser. O que é bom e verdadeiro hoje para o ser humano. Que ser humano queremos formar? Para que mundo? 

Um ser humano sábio e feliz, em um novo mundo que seja mais humano, solidário, com compaixão, generosidade e beleza. Este mundo urge ser construído pelas crianças. 

A palavra "beleza" tem um conceito religioso e remonta ao sânscrito bet el za, que significa "lugar em que Deus brilha". 

A beleza é inerente à vida, está na criança, na natureza. Nossa missão é, afinal, redescobrir essa beleza que está encoberta, escondida, apagada. 

Aproveitamos para agradecer a todos os nossos colaboradores que, como sempre, atenderam aos pedidos e colaboraram com a campanha do circo. Logo entraremos em nova fase e quem ainda não participou, poderá aderir. 

Abraço grande e sempre grato,

Regina Machado Steurer
Conselheira do Projeto Âncora



2 comentários:

  1. quero conhocer mais sobre voces, eu sao de COlombia

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alberto! Aqui no nosso blog postamos várias informações sobre o Projeto Âncora, bem como na nossa fanpage do Facebook, você poderá acompanhar um pouco do nosso dia a dia.
    Caso queira alguma informação específica, entre em contato conosco por e-mail (comunicacao@projetoancora.org.br)
    Um abraço!

    ResponderExcluir