Comunidade Tamera no Alentejo em Portugal, construindo uma nova realidade |
O Projeto Âncora está recebendo até 26 de fevereiro o primeiro intercâmbio de sua história.
São 13 pessoas entre jovens e educadores da comunidade Tamera, no Alentejo, em Portugal. Uma comunidade internacional que nasceu na Alemanha em 1978 e migrou para Portugal em 1995 e hoje ocupam uma área de 140 hectares, antes desertificada e hoje um pólo de sustentabilidade no meio da monocultura do Alentejo.
Eles tem como a missão criar um modelo de convivência e auto-suficiência regional, que seja referência mundial de transformação social. Hoje moram e trabalham cerca de 170 pessoas e Tamera e pode ser considerada uma comunidade auto sustentável e um centro mundial de Cultura de Paz:
Suas orientações principais são:
- Ecologia profunda: Os cuidados com a água, as tecnologias verdes, alimentação vegetariana, plantio, pesquisa em permacultura e o reflorestamento são práticas diárias.
- Socialmente confiável: Criar um ambiente acolhedor onde a confiança, transparência, solidariedade, liberdade e bom humor dão o tônus das relações.O conhecimento comunitário é o fundamento para a sustentabilidade social.
- Educação para todos: Todos somos Aprendizes e em Tamera há duas escolas. Enquanto a escola da Esperança educa crianças e adolescentes, Terra Nova promove vivências e cursos para educação dos mais maduros.
O conhecimento comunitário é o fundamento para a sustentabilidade social. |
A comunidade conheceu o Projeto Âncora pelos olhos e voz do nosso conselheiro, professor José Pacheco. Uma das práticas educativas de Tamera, é promover com os jovens e por meio de financiamentos coletivos, viagens "políticas", onde os jovens viajam para outros países e ficam hospedados na casa de pessoas da comunidade trocando experiências.
Por 15 dias estarão convivendo conosco numa troca intensa de experiências que, com certeza, gera um aprendizado vivencial de respeito e admiração as diferenças de todas as culturas e religiões, convivendo de forma que a paz possa emergir entre todos nós.
Sexta feira das 17h às 18:30h, no Projeto Âncora, eles farão uma apresentação sobre o trabalho e a vida desta comunidade, abrindo para reflexões e trocas.
Estão todos convidados a conhecer esta nova realidade.
LInda iniciativa, temos que usar este exemplo como modelo para expansão dentro e fora do Brasil.
ResponderExcluirO turismo social é uma novidade que muito auxilia e conscientiza quem dela participa.
ExcluirPromovendo o intercâmbio de boas conquistas!
ResponderExcluirParabéns Ancora!!!
Este intercâmbio está sendo bastante enriquecedor à todos os participantes.
Excluir