quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Turismo social e intercâmbio no Âncora

Comunidade Tamera no Alentejo em Portugal, construindo uma nova realidade

O Projeto Âncora está recebendo até 26 de fevereiro o primeiro intercâmbio de sua história.

 São 13 pessoas entre jovens e educadores da comunidade Tamera, no Alentejo, em Portugal. Uma comunidade internacional que nasceu na Alemanha em 1978 e migrou para Portugal em 1995 e hoje ocupam uma área de 140 hectares, antes desertificada e hoje um pólo de sustentabilidade no meio da monocultura do Alentejo.
Eles tem como a missão criar um modelo de convivência e auto-suficiência regional, que seja referência mundial de transformação social. Hoje moram e trabalham cerca de 170 pessoas e Tamera e pode ser considerada uma comunidade auto sustentável e um centro mundial de Cultura de Paz: 

Suas orientações principais são:


  • Ecologia profunda: Os cuidados com a água, as tecnologias verdes, alimentação vegetariana,  plantio,  pesquisa em permacultura e o reflorestamento são práticas diárias.
  • Socialmente confiável: Criar um ambiente acolhedor onde a confiança, transparência, solidariedade, liberdade e bom humor dão o tônus das relações.O conhecimento comunitário é o fundamento para a sustentabilidade social.
  • Educação para todos: Todos somos Aprendizes e em Tamera há duas escolas. Enquanto a escola da Esperança  educa crianças e adolescentes, Terra Nova promove vivências e cursos para educação dos mais maduros.
O conhecimento comunitário é o fundamento para a sustentabilidade social.

A comunidade conheceu o Projeto Âncora pelos olhos e voz do nosso conselheiro, professor José Pacheco. Uma das práticas educativas de Tamera, é promover com os jovens e por meio de financiamentos coletivos, viagens "políticas", onde os jovens viajam para outros países e ficam hospedados na casa de pessoas da comunidade trocando experiências.

Crianças de Tamera com crianças do Âncora convivendo no Projeto

 Por 15 dias estarão convivendo conosco numa troca intensa de experiências que, com certeza, gera um aprendizado vivencial de respeito e admiração as diferenças de todas as culturas e religiões, convivendo de forma  que a paz possa emergir entre todos nós.

Sexta feira das 17h às 18:30h, no Projeto Âncora, eles farão uma apresentação sobre o trabalho e a vida desta comunidade, abrindo para reflexões e trocas. 

Estão todos convidados a conhecer esta nova realidade.


4 comentários:

  1. LInda iniciativa, temos que usar este exemplo como modelo para expansão dentro e fora do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O turismo social é uma novidade que muito auxilia e conscientiza quem dela participa.

      Excluir
  2. Promovendo o intercâmbio de boas conquistas!
    Parabéns Ancora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este intercâmbio está sendo bastante enriquecedor à todos os participantes.

      Excluir